Só não se perca ao entrar no meu infinito particular...

Só não se perca ao entrar no meu infinito particular...

terça-feira, 20 de maio de 2008

Aproveitar a vida

Você vai casar? Tendo 21 anos apenas? Que é isso, aproveite a vida antes de se amarrar.

Filhos? Estando casados só há seis meses? Não podem estar falando sério. Aproveitem a vida enquanto é tempo!

Muito bem, e quem vai bancar estes benefícios? Ora, quem. Os próprios. Ele e ela. Os acionistas majoritários desta empreitada. É o casal que define os prêmios.

Ou seja: parece que a vida é aproveitada apenas na juventude, depois disso é tédio na certa. Se levarmos em conta que “depois disso” dura a maior parte da nossa vida, dá pra calcular o tamanho da encrenca.

O que é aproveitar a vida? Namorar muita gente, viajar para diversos lugares, permitir-se algumas irresponsabilidades, correr riscos e chegar tarde em casa sem precisar dar satisfação pra ninguém. Se você também acha que isso é tudo, então pelo amor de Deus, não invente de casar antes dos 30 e ter filhos antes dos 35, porque senão o proveito vai realmente ficar reduzido.

Tenho claustrofobia, descobri isso não dentro de um elevador, mas dentro da vida mesmo: se ela fica muito asfixiante, passo mal. Por isso resolvi aproveitá-la também depois de casada e depois de ter filhos, já que, para mim, aproveitar a vida tem um único significado: viver com liberdade. E casamento e filhos não aniquilam com isso. A única dificuldade é você encontrar alguém que compartilhe desse ponto de vista. Se encontrar, fica fácil.

Eu não preciso namorar trezentos, eu posso aproveitar a vida tendo um relacionamento forte, de parceria, cumplicidade, sem estresse, sem chiliques, sem ciumeira boba.

Viajar para diversos lugares depende mais de eu ter dinheiro do que de ter filhos. Como acho que viajar é mais importante do que ter um Rolex, uma BMW ou uma bolsa Louis Vitton, é em passagens aéreas que eu invisto. De ida e volta, porque tenho para quem voltar, e filhos também é uma viagem e tanto.
Pequenas loucuras é coisa para solteiros. Grandes loucuras fazem os maduros. Casar não é um risco? E ser pai e mãe neste mundo maluco? É assim que aproveito a vida, me permitindo as emoções maiores, as mais intensas, as que duram pra sempre.